December 22, 2017

Please reload

Posts Recentes

Estudar, estudar e estudar

August 28, 2017

 

Acho que “estudar” é uma das coisas que o ser humano mais devia fazer na vida. É triste lembrar quando somos crianças e adolescentes não damos a real importância a esta simples ação. Estamos sempre em conflito com nossos pais quando somos “obrigados” a ler um livro ou estudar para fazer uma prova.

 

É interessante pensar que muitas das respostas que precisamos na vida podemos encontrar em uma simples leitura ou com um pouco de estudo.  O filósofo, escritor e crítico francês Jean–Paul Sartre disse que escolhemos a resposta ao escolher quem responderá nossa dúvida, assim, por que não encontrar respostas nos estudos? Quando estudamos nos tornamos seres críticos, pensadores e não apenas “comedores” de informações, despertamos nossa capacidade de analisar, pensar, opinar e o mais importante, passamos a ter coragem para ter ideias.

 

Neste sentido, tenho divido com meus clientes algumas dicas que uso quando preciso me dedicar aos estudos e decidi escrever este texto para que os leitores do Blog tenham acesso.

 

Dica 1: Mude sua forma de estudo – é interessante variar o material, livros apostilas, vídeos, gráficos. Deste modo é menos cansativo e você vai conseguir manter a atenção por mais tempo.

 

Dica 2:  Evite estudar com sono – durma pelo menos 8 horas durante a noite. O estado de sonolência prejudica a atenção e a capacidade de memorização.

 

Dica 3: Divida o tempo em blocos – estudar entre 40 e 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos, melhora a capacidade de memorização do conteúdo.

 

Dica 4: Evite estudar fazendo outra coisa – duas informações não serão processadas ao mesmo tempo, pois o cérebro será obrigado a alternar atenção entre as informações concorrentes.

 

Dica 5: Alimente-se corretamente – uma alimentação correta com nutrientes importantes e necessários estabilizam o humor fazendo com que seu cérebro fique saudável.

 

Estudem, leiam, explorem todas as possibilidades que se manter informado e ter uma mente crítica nos proporcionam. Coloquem as dicas em prática. Tenho certeza que não vão se arrepender.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

Arquivo

© 2018 por Flavia Chaves. Resultados sustentáveis para a excelência pessoal e profissional.