A arte de resolver conflitos

Escrevo sobre um tema que amo, conflitos, e também dou dicas de como administrar uma situação de crise.
Primeiro preciso definir que conflito é simplesmente um processo que todo ser humano passa quando outra pessoa diverge da sua opinião. Em empresas é muito comum o líder ter que enfrentar situações de conflito com a equipe. É importante dizer que uma pesquisa apontou que em 10% das situações, conflitos são causados por situações realmente divergentes e que 90% é devido ao tom de voz errado, portanto é preciso prestar muita atenção na forma correta de comunicação para evitar situações de stress.
As principais causas de conflito são: necessidade de atenção, desejo de poder, falta de comprometimento, intolerância, dificuldade de comunicação e a constante luta pelos interesses próprios.
Nos processos de coach, sempre recomendo e ajudo os coachees a desenvolverem 3 pilares que devem ser colocados em prática para resolver situações complexas:
- Ser um bom ouvinte;
- Ser um bom comunicador;
- Ser um bom perguntador.
Algumas ações podem ajudar o líder a conseguir tomar uma decisão, solucionando o conflito de maneira satisfatória:
- Gerar opções onde ambas partes ganham;
- Beneficiar todos os envolvidos;
- Desenvolver um planejamento para efetivar a ação;
- Ouvir as partes de forma afetiva;
- Dizer o que pensa do assunto;
O mais importante é saber que toda situação tem dois lados e que é importante estar aberto a novas experiências, nem sempre pontos de vista diferentes são prejudiciais ao bom andamento das relações, com certeza surgem situações inovadoras o que incrementa a qualidade da relação.